(81) 9.8613-6246 (OI) | 9.9954-1717 (TIM)

Escritório de Advocacia em Recife

Aposentadoria por Idade

Aposentadoria por Idade

Gostou deste artigo? Compartilhe!

O que é?

A aposentadoria por idade é um benefício concedido pela Previdência Social ao trabalhador que atingir a idade mínima definida por lei. Atualmente, o benefício pode ser concedido aos homens que atingirem 65 anos de idade e às mulheres que completarem 60 anos de idade.

 

Casal de idosos sentado no banco apontando para o futuro e pensando na Aposentadoria por idade

 

Os trabalhadores rurais, nos termos da lei, poderão se aposentar com a idade reduzida em 05 anos com relação ao demais trabalhadores. Ou seja, homens e mulheres do campo poderão se aposentar aos 60 e 55 anos de idade, respectivamente.

 

Quem tem direito a Aposentadoria por Idade?

 

Todos os trabalhadores que exercem atividade remunerada. São assim considerados tanto os empregados (aqueles que trabalham mediante carteira de trabalho assinada), quanto trabalhadores autônomos (como o contador, o advogado e demais prestadores de serviço).

 

Mesmo quem não exerce qualquer atividade remunerada (como a dona de casa e o estudante), pode se aposentar por idade, desde que contribua para a Previdência Social.

 

 

Quais são os requisitos necessários para a concessão Aposentadoria por Idade?

 

Para ter direito a aposentadoria por idade, o trabalhador e segurado facultativo devem atingir a idade mínima para obtenção do benefício, além de contar com ao menos 180 contribuições mensais para a Previdência Social.

 

Se, por exemplo, um segurado homem já houver completado 60 anos de idade, mas ainda não atingiu 180 contribuições mensais, deverá continuar contribuindo mensalmente até alcançar este número. Somente então poderá requerer sua aposentadoria.

 

As contribuições mensais não precisam ser contínuas. O trabalhador que fica desempregado, e algum tempo depois retorna ao mercado de trabalho não perde o direito a aposentadoria. Todas as contribuições são somadas.

 

O trabalhador rural, desde que exerça sua atividade de forma individual ou familiar, sem empregados permanentes, é dispensado das contribuições mensais. Para garantir a aposentadoria por idade, deverá apenas comprovar a idade mínima e o exercício da atividade rural no período imediatamente anterior ao pedido.

 

 

Qual o valor da Aposentadoria por Idade?

 

Para saber o valor da Aposentadoria por Idade, o primeiro passo é obter a média das 80% maiores contribuições do trabalhador pagas a Previdência Social a partir de julho de 1994. O valor da Aposentadoria Por Idade será de 70% do valor obtido por meio deste cálculo, acrescentando-se 1% para cada ano de serviço, até o limite de 100%.

 

 

Banner proporcionando o visitante agendar uma visita para tirar suas dúvidas sobre aposentadoria por idade.

 

 

Como exemplo, se uma trabalhadora se aposenta aos 60 anos de idade, e possui 16 anos de contribuição, o valor da sua aposentadoria será de 86% (70% + 16%) sobre o resultado do cálculo que define a média das 80% maiores contribuições pagas a partir de julho de 1994.

 

Agora que você já sabe mais sobre a Aposentadoria por Idade, é hora de avaliar quanto tempo resta para você ter direito ao benefício.

 

https://www.baymaesantana.adv.br

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Precisa de Ajuda?
Envie um Whatsapp